Quando estudamos os projetos residenciais desenhados por Amancio Williams, geralmente fazemos referência a sua emblemática Casa sobre o arroio - construída em Mar del Plata entre os anos de 1943 e 1946 - ou a sua ativa participação na direção técnica da Casa Curutchet de Le Corbusier. Mas, existem projetos de residência desenhados por este arquiteto? Que ideias e conceitos chave da modernidade eles nos permitem vislumbrar? Que influências tiveram no desenvolvimento da arquitetura argentina?
Entre 1940 e 1980, Amancio desenvolveu um grande número de projetos de caráter urbano e arquitetônico. Com programas variados, desenhou desde pavilhões, monumentos e residências, até enormes edifícios e cidades completas. Apesar de sua constante e variada produção, apenas algumas obras chegaram a ser construídas, deixando uma enorme quantidade de projetos no papel.
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A seguir, apresentamos a documentação e os desenhos de cinco residências particulares - não construídas - projetadas por Amancio Williams.
Casa no Parque Pereyra Iraola (1943)
Localizada na cidade de Mar del Plata, a Casa no Parque Pereyra Iraola foi um projeto residencial que Amancio desenhou para seu irmão, Mario Williams. A mesma se implantaria em um terreno adjacente ao da Casa sobre o arroio, projetada para seu pai. Enquanto o terreno desta última possuía um caráter arborizado e fechado, o terreno da Casa Iraola se definia como uma pradaria, um clarão aberto na floresta, que produzia uma expansão imprevista na paisagem. O principal desafio foi gerar um projeto de caráter contido e, ao mesmo tempo, criar um espaço interno-externo que a natureza não pudesse absorver. As paredes da residência foram projetadas em placas de mármore branco com uma série de aberturas de acordo com a forma e tamanho das possibilidades do material.
Casa em Munro (1952)
A Casa em Munro é uma residência individual combinada com um local comercial. Ao tratar-se de uma obra localizada entre empenas, buscou-se criar um espaço independente no acesso, que permitisse dar autonomia à obra em relação às futuras construções vizinhas. Os elementos de fechamento, tanto no térreo, quanto no pavimento superior, foram desenhados para abrigar os elementos estruturais da construção (complementando a arquitetura proposta nos eixos medianos), alojando, por sua vez, as instalações, os condutores, os sanitários e outros programas de serviço. A distribuição dos ambientes na planta foi trabalhada de forma integrada, proporcionando continuidade e fluidez espacial.
Casa em Punta del Este (1961)
Situada no Uruguai, a Casa em Punta del Este foi uma encomenda realizada pela família Di Tella. Esta seria sua casa de veraneio e conteria grande parte de sua coleção artística. A proposta foi definida como uma série de salas e galerias desenvolvidas sob uma grande cobertura formada por abóbodas cáscara. As obras de arte se distribuiriam sob as abóbodas, em espaços semi-abertos ou fechados, definidos por elementos arquitetônicos muito simples. Nos terraços, protegidos pelas abóbodas, se colocariam as esculturas. O edifício de salas e galerias seria construído com elementos de concreto armado pré-fabricados em obra, coberturas metálicas muito leves e grandes superfícies de vidro.
Casa em Las Lomas de San Isidro (1969)
A Casa em Las Lomas de San Isidro retoma algumas ideias centrais trabalhadas por Amancio Williams na Casa dos Di Tella em Punta del Este. Três abóbodas cáscara de grande altura alinhadas em um eixo longitudinal comporiam um espaço semi-coberto que definiria o acesso e uma área de pátios externos. De maneira transversal ao eixo e sob as abóbodas, uma construção prismática abrigaria todas as funções próprias da casa, com uma clara continuidade espacial entre os interiores e os exteriores. As áreas de serviço - tais como os banheiros e as escadas - se encontravam agrupadas em núcleos, liberando ainda mais a planta.
Casa no Boating Club de San Isidro (1969)
A residência foi projetada para ser construída no Boating Club de San Isidro, em um terreno adjacente a um dos canais internos do Rio da Prata. A mesma retoma alguns dos temas já propostos para a casa de Mario Williams em Mar del Plata (projetada em 1943). A principal diferença foi seu método construtivo, com toda estrutura da obra pensada em concreto armado.
- As fotografias apresentadas são cortesia do Archivo Williams e seu Diretor, Claudio Williams. Para maiores informações consulte o site.
- Bibliografia: Archivo Williams.